Autodefinição.
Você sabe quem é você?
Uma vez fui a uma consulta na terapia, e a psicóloga pediu para que eu desenhasse ou escrevesse sobre mim, sobre quem eu era. A partir daí me vi dentro de uma busca incessante por uma autodefinição.
“Lights up and they know who you are
Know who you are
Do you know who you are?”
- Light Up, Harry Styles
Tradução: “As luzes se acendem e eles sabem quem você é/Sabem quem você é/Você sabe quem você é?”
Como se todo mundo andasse com uma pequena bio sobre si, e eu precisasse de uma perfeita pra mim, sou isso, gosto daquilo… E isso é tão ingênuo, pois ao tentar me definir acabo anulando a possibilidade de mudança, como se eu fosse todo dia a mesma, como se eu ainda gostasse da cor rosa, como se eu não tivesse voltado aos esportes, como se eu tivesse toda a coragem que tanto almejo, como se eu não acordasse todos os dias me sentindo outra.
É ingênuo também porque ao passo que me defino, eu assumo que sou aquilo mesmo, como se fosse, como se eu não estivesse camuflando partes, como se eu estivesse dizendo sempre a verdade, como se dizer que é, fosse suficiente pra ser. E eu sei que não, pois sempre que acordo no dia seguinte, discordo das definições fuleiras que me dei na noite anterior.
Sou fluída como as ondas do mar, enquanto eu existir serei várias de mim, a que pinta, a que escreve, a que posta, a que apaga tudo, a que faz colagens, a que fala…
Afinal, não sei quem vou ser amanhã.
Somos muito efêmeros para tantas rotulações.
☆ Oii! Deixe sua curtida, ou comentário, dessa forma posso saber se você gostou!
☆ Indicações:
🎶| Música “Lights Up” [link] do Harry Styles.
🎥| Vídeo no YouTube da Liv Resenhas, “Se acalma, sério”, para nós pessoas que pensamos demais.





eu amei o seu texto, me identifico com ele pq estou nessa busca incessante de me definir, tentar dizer quem eu sou e me colocar em caixinhas de eu sou tal coisa ou não eu sou mais essa coisa, mas isso é tão difícil e mais complicado do q parece.
e amei a indicação do vídeo da Liv amo os vídeos dela e adoro escutar ela falar, parece que ela consegue dizer coisas “complicadas” de um jeito fácil de entender.
Não sei se vc conhece mas o podcast dela é muito bom e sempre me inspira na hora de escrever.
A beleza da vida é a possibilidade de se reinventar todos os dias. Lindo texto, Lu. <3